quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Nós do Movimento Dulcynelândia perguntamos ao Sr. Celso Frateschi: é certo tratar com tanta ironia um assunto tão sério como a FUNARTE, sua estrutura e seus problemas?


Se ele está tão certo do trabalho que ele realizou como diretor e de sua pertinância porque não abriu diálogo, expondo os problemas, com a classe artística, ou com os próprios servidores, para discutir e pensar soluções?


Se um dos dois teatros a que ele se refere no Rio de Janeiro com licitação em andamento para reforma for o Dulcina, porque não abre diálogo com um movimento de artistas que já ocupa culturalmente a porta do teatro fechado desde 2001?


Deixamos claro que a afirmação dele de que "o diálogo, principalmente o cultural, é fundamental para as nossas encruzilhadas" não procede, já que todas as vezes em que procuramos abrir esse diálogo fomos despistados e colocados de lado.


Abaixo segue a nossa convocação para um levante dos artistas em prol da renovação dessa instituição nacional. A FUNARTE é um orgão público feito especialmente para se discutir, criar e administrar políticas públicas para a cultura. Para os artistas. E isso deve voltar a ser feito pelos artistas, como já foi feito um dia.


SOS FUNARTE!


Para a FUNARTE voltar a ser a casa de quem faz cultura no Brasil.


Artistas olhem o orgão.

Um comentário:

Delcio Marinho Gonçalves disse...

JORNAL DO BRASIL ( Caderno B )
20 de nov. 2007 HELOÍSA TOLIPAN

Lamentável
Ator e diretor do Núcleo de Teatro Contemporâneo, Delcio Marinho leu na coluna. domingo, a notícia sobre o fechamento do teatro Dulcina e fez um triste levantamento sobre os teatros que o Rio perdeu nos últimos 20 anos : Alaska , Teatro Barrashopping, Teatro Copacabana, Teatro do Hotel Nacional, Leopoldo Froes, Teatro da Praia e Tereza Rachel

E mais :
Delcio Marinho esteve no Dulcina, recentemente, e é categórico " Dizer que o teatro precisa de uma reforma é um falso argumento . O Dulcina foi adaptado há dois anos para uma concepção cênica de espetáculo de Bia Lessa, ou seja, ela fez uma transformação no palco que era italiano e hoje está como uma semi-arena. é um praticável e pode ser retirado ou pode ser utilizado como está. Tem até ar refrigerado central e funcionando, tudo ok... palco, coxias, camarins, banheiros. Como um teatro , no Centro do Rio, pode estar fechado ? Um ator não trabalha em escritório. Precisa de uma casa que possa receber espectadores ! "